Pular para o conteúdo principal

Aspectos positivos e negativos da Globalização.



Globalização é o processo internacional de integração econômica, social, cultural e política. Influi na redução de custos dos meios de transporte e comunicação, bem como a burocracia eminente de tais temas. Influência essa, impulsionada no final do século XX.
Na década de 90 o Fundo Monetário Internacional identificou alguns aspectos básicos da globalização como Comércio, Transações Financeiras, Movimentação de Capital e de investimentos e Imigração.

Partindo deste princípio podemos identificar dois aspectos muito positivos que são Comercio e Transações Financeiras. Tendo em vista que as relações de vários países desenvolvidos com os subdesenvolvidos têm se aprofundado cada vez mais, a possibilidade que estes países possam ter de negociar exportação e importação de toda e qualquer produção própria, além de acelerar o processo de desenvolvimento, estreita as relações de livre comercio e potencializa as nações ainda em ascendência financeira a conseguir transações importantes, tanto comerciais quanto políticas.
Por outro lado, podemos notar também na citação do FMI que a imigração pode se tornar um problema. E por mais que possa parecer antiquado falar de algo tão antigo, nos tempos atuais sabemos da dificuldade dos imigrantes ilegais noticiadas nos jornais. Muitas pessoas estão em fuga de seus países, fugindo de guerras, da fome, da miséria. Em busca de uma oportunidade de viver dignamente. Estas pessoas deixam para trás suas famílias, casas e tudo que pertencem para tentar a sobrevivência em países pacíficos e de grande poder financeiro.

Este reflexo negativo pode ser atribuído a globalização e dificilmente será resolvido. A não ser que as nações globalizem também o bom senso, boa vontade e a boa-fé de seus governantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novo Hitler

Está surgindo um novo Hitler. Menor, mais gordo e tão louco quanto, este por sua vez é melhor armado e mesmo cercado, enfraquecido e isolado pode causar um grande estrago. Atentem-se, esta será a geração a ver a terceira guerra mundial, tão fútil quando as duas anteriores, porém muito mais destruidora. Que estejamos em paz quando tudo acabar, mesmo que seja queimando no amarelo sombrio e precoce do cogumelo incandescente e ardente que surgirá em um horizonte chamado Korea. Por Joe Blanca

Se fosse na favela era chacina.

No inicio desta semana dez bandidos foram mortos de uma só vez em confronto com a polícia em São Paulo. Em link ao vivo com Datena no Brasil Urgente, televisivo policial da Band. O delegado do DEIC resume a ação como bem sucedida e a descreve como uma vitória para a sociedade. Diz ainda que esta quadrilha já vinha sendo monitorada em investigações anteriores e que já havia trocado tiros com a polícia no interior do estado. O Delegado ainda enaltece o trabalho dos policiais e agrega a entrevista dizendo que a três meses seu batalhão recebeu armamento de qualidade e grosso calibre tornando possível a vitória contra os bandidos, já que os meliantes faziam porte de fuzis e pistolas semiautomáticas. Quando a polícia é bem armada e preparada, o bandido morre, não vai tirar férias na prisão. Ao G1 "Pedimos socorro ao Samu e aos bombeiros para levar os baleados para o hospital. Não temos prazer nenhum nisso. Estou aqui há 30 anos e o revide deles está muito violento. S

Orgulho Perdido.

Não devemos perder a fé e nem esmorecer jamais, mas hão de concordar que o brilhantismo das seleções passadas não voltará tão cedo. Ainda há dentro de cada brasileiro um fanático por futebol, mas este individuo foi tão machucado e esquecido que ainda passa por uma longa recuperação. E Tite parece ser a solução. Tal qual foi Felipão em sua era de ouro, será o Tite. Revolucionando o jeito de jogar, a intensidade, a profundidade, a titebilidade e outros ades que só ele tem. Atribuir tanta responsabilidade pelo sucesso de uma equipe a um treinador pode ser precipitação, ainda que a tanto tempo da próxima competição importante. Mas não há o que discutir ao compararmos a seleção brasileira de futebol antes de Tite e depois dele. Definitivamente, deixando os valores técnicos de lado podemos dizer que agora temos o que faltava; confiança. Mesmo que sejamos frustrados no futuro, confiamos nele e em nossos jogadores. Arrasamos os nossos adversários e mesmo sabendo que não existe