Pular para o conteúdo principal

Reforma Trabalhista

Trata-se do primeiro passo. Toda revolução deve ter um ponto inicial e este ponto geralmente será reajustado no decorrer do processo de mudança. Acredito que atualizar um país retrógado e defasado intelectual, política e tecnologicamente sempre será positivo para a sociedade. Afinal o habito do trabalhador brasileiro têm se acomodado com o passar dos anos por se sentir assegurado pela CLT. Esta mudança não deve eximir os trabalhadores de seus direitos, mas deverá ir além, modernizando os contratos de trabalho e assegurando a justiça entre empregados e empregadores para que nenhuma das partes seja lesada.

Talvez, a visão do trabalhador pode estar deturbada em relação as mudanças por nunca terem visto o outro lado desta moeda. É muito comum e cômodo que o direito alheio pareça injusto, pois a imparcialidade sempre será má vista por quem é beneficiado pela parcialidade.

O melhor balanço que se pode fazer da Reforma, é analisar os prós e os contras de ambos os lados.
Poderemos ter como exemplo a mudança sobre as Férias. O fato de poder parcelar as férias em três vezes será viável para ambas as partes, pois desta forma, o descanso anual do funcionário será gozado no momento mais propicio possível, possibilitando flexibilidade para empresa que não vai passar tanto tempo continuo sem seu trabalho.
Também podemos notar que a partir de agora Home Office poderá ser regulamentado, desta forma assegurando os direitos deste tipo de trabalho, além de abrir muitas novas oportunidades de emprego.
Os sindicatos se tornam cada vez mais obsoletos e a isenção da contribuição sindical traz mais renda para o trabalhador, menos burocracia para as empresas e mais liberdade para que as rescisões sejam feitas em comum acordo, tendo como relevância a clareza que todo processo de contratação e demissão exige.
Por outro lado, pode haver a banalização da terceirização por conta das empresas, caso não haja controle absoluto desta forma de contrato, pois assegurar que os mesmos direitos do trabalhador registrado sejam garantidos é prioridade.
O fato das empresas poderem contratar por jornadas menores e pagar menos, causará déficit na renda do trabalhador a tornando menor. Flexibiliza o tempo de ambas as partes, mas traz menos renda para a sociedade, tendo em vista que tempo ócio não será produtivo para o próprio trabalhador e apenas lucrativo para as empresas.
Desta forma, concluo que como toda reforma, o equilíbrio será o fator determinante para harmonização e aceitação das novas leis para a sociedade. Quando o trabalhador se sentir seguro e estiver em pleno desenvolvimento profissional, o país irá progredir sem que se seja necessário premiar grandes nomes parlamentares pelo sucesso de uma nação.

O destino do Brasil está nas mãos do brasileiro e somente ele poderá escrever seu nome na história, tirando o país da pior crise política já vista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novo Hitler

Está surgindo um novo Hitler. Menor, mais gordo e tão louco quanto, este por sua vez é melhor armado e mesmo cercado, enfraquecido e isolado pode causar um grande estrago. Atentem-se, esta será a geração a ver a terceira guerra mundial, tão fútil quando as duas anteriores, porém muito mais destruidora. Que estejamos em paz quando tudo acabar, mesmo que seja queimando no amarelo sombrio e precoce do cogumelo incandescente e ardente que surgirá em um horizonte chamado Korea. Por Joe Blanca

Se fosse na favela era chacina.

No inicio desta semana dez bandidos foram mortos de uma só vez em confronto com a polícia em São Paulo. Em link ao vivo com Datena no Brasil Urgente, televisivo policial da Band. O delegado do DEIC resume a ação como bem sucedida e a descreve como uma vitória para a sociedade. Diz ainda que esta quadrilha já vinha sendo monitorada em investigações anteriores e que já havia trocado tiros com a polícia no interior do estado. O Delegado ainda enaltece o trabalho dos policiais e agrega a entrevista dizendo que a três meses seu batalhão recebeu armamento de qualidade e grosso calibre tornando possível a vitória contra os bandidos, já que os meliantes faziam porte de fuzis e pistolas semiautomáticas. Quando a polícia é bem armada e preparada, o bandido morre, não vai tirar férias na prisão. Ao G1 "Pedimos socorro ao Samu e aos bombeiros para levar os baleados para o hospital. Não temos prazer nenhum nisso. Estou aqui há 30 anos e o revide deles está muito violento. S

Orgulho Perdido.

Não devemos perder a fé e nem esmorecer jamais, mas hão de concordar que o brilhantismo das seleções passadas não voltará tão cedo. Ainda há dentro de cada brasileiro um fanático por futebol, mas este individuo foi tão machucado e esquecido que ainda passa por uma longa recuperação. E Tite parece ser a solução. Tal qual foi Felipão em sua era de ouro, será o Tite. Revolucionando o jeito de jogar, a intensidade, a profundidade, a titebilidade e outros ades que só ele tem. Atribuir tanta responsabilidade pelo sucesso de uma equipe a um treinador pode ser precipitação, ainda que a tanto tempo da próxima competição importante. Mas não há o que discutir ao compararmos a seleção brasileira de futebol antes de Tite e depois dele. Definitivamente, deixando os valores técnicos de lado podemos dizer que agora temos o que faltava; confiança. Mesmo que sejamos frustrados no futuro, confiamos nele e em nossos jogadores. Arrasamos os nossos adversários e mesmo sabendo que não existe